Nuno Silva Marques - Pianista  
 
 
 

Nuno Marques reside actualmente em Nova York onde efectua os seus estudos de doutoramento na Rutgers University - Mason Gross School of the Arts com a Prof. Min Kwon.

Lecciona no departamento de piano da New York University - Steinhardt School, onde estudou anteriormente com o Prof. José Ramón Méndez. Os seus estudos nesta universidade foram apoiados pela prestigiada Reinhold Scholarship que lhe proporcionaram também a oportunidade de fazer a sua estreia oficial em concerto nesta cidade.

Iniciou os seus estudos no CCM/Artave com o professor José Alexandre Reis, com quem concluiu o curso de piano com a classificação máxima.
Após terminar o Conservatório foi aceite na Guildhall School of Music & Drama - Londres onde estudou com Artur Pizarro e Caroline Palmer. Completou a licenciatura Bmus Honours e em seguida ingressou no Royal College of Music obtendo o título de Master in Piano Performance com Niel Immelman. Obteve também o seu segundo Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro. Os seus estudos foram apoiados pela União Europeia, NYU, Fundação Gulbenkian e AAMSL.

Participou em cursos e masterclasses de piano com Irina Zaritzkaya, Vitaly Margoulis, Alexander Kobrin e Lazar Berman, entre outros; e música de câmara com Bernard Greenhouse (Beaux Arts Piano Trio), Takaks Quartet, Florestan Piano Trio, Gary Hoffman e Ilya Grubert. Obteve também prémios em concursos de piano em Inglaterra.

Foi membro do Trio Vianna da Motta, tendo gravado para a editora Centro Atlântico e sido convidado para actuar para o Presidente da República e o Primeiro-Ministro. O Trio obteve uma Menção Honrosa no Prémio Jovens Músicos.
Com um amplo interesse na música contemporânea, fez parte de diversos ensembles, tendo encomendado obras e apresentado várias estreias mundiais.
Apresentou-se a solo em várias cidades de Portugal, Inglaterra, Alemanha, França, Suíça e Espanha. Actuou em importantes auditórios como Carnegie Hall, (Nova York), St-Martin-in-the-Fields (Londres) e festivais internacionais. Destacam-se também concertos a solo com a Orquestra Artave e a Orquestra do Norte e gravações para a Rádio Antena2.

Recentemente apresentou-se a solo numa digressão de oito concertos pela China com o violinista Emanuel Salvador e ofereceu um recital e uma masterclasse no World Piano Congress, na Servia.

Nuno Marques é o fundador e director artístico do Porto Pianofest.

 

 

 

© Nuno Silva Marques, 2016